sexta-feira, 11 de março de 2011

Compra Mãe!!

As vontades da criança começam cedo.
Desde os comerciais da TV às vitrines do shopping, tudo é motivo para chamar a atenção destes novos consumidores.
É a hora de impor limites. Os pais devem ensinar aos filhos não só o valor do dinheiro, como também o significado dele. É o que chamamos de “educação financeira”.
Diga-se de passagem, não é fácil. Por isso o processo deve ser iniciado o quanto antes.
E a questão de dar ou não dar dinheiro? Uns pensam que é a forma ideal para que a criança adquira responsabilidade, outros acreditam que é um incentivo claro ao consumismo.
A mesada é um ótimo mecanismo neste inicio de processo. Pois passa aos baixinhos uma idéia de planejamento, causa/efeito e principalmente responsabilidade. Pois se gastar tudo o que ganhou, terá uma noção maior das conseqüências do ato. Por outro lado, se desejar adquirir algo com valor maior à sua mesada, terá que poupar.
Claro que no início muitos compram coisas sem necessidade (processo que ocorre até na fase adulta para muitos). No entanto, a partir do momento que se institui a mesada é o fim daquele dinheiro dado toda hora.
Em suma, educar filhos não é uma tarefa simples. E educá-los financeiramente, menos ainda. Por isso, é importante que a criança se familiarize com o dinheiro o quanto antes.
Falaremos nas próximas semanas sobre a questão do referencial dos pais no que se refere ao dinheiro.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...